sábado, 14 de novembro de 2009

Homilia... XXXIII Tempo Comum - B (crianças)


Missa com Crianças

Tópicos para a Homilia (dialogada)

Boa tarde,

1. Focar os elementos da natureza presentes no evangelho: sol, lua, estrelas, nuvens, anjos. (referir em breves traços os significado disso, ou seja, toda a natureza está motivada para um grande acontecimento: “o Filho do homem que há-de vir sobre as nuvens”)

2. Lembrai-vos de que filho falava o evangelho: (será que é o João, o Pedro… não, é o “Filho do… homem”); Esse grande acontecimento é o “Filho do homem”. E então quem é este “Filho do homem”? – JESUS.

3. Lembrai-vos ainda da parábola, da história, que Jesus contou? (que fruto era?... quando é que a figueira amadurece? – tem um tempo próprio, Verão). Então, tal como a figueira amadurece também Jesus, o “Filho do homem”, completou o seu tempo na terra, por isso, Ele está perto, está mesmo à porta de cada um de vós/nós. Sabeis porquê? Porque vós já lhe abristes a porta do vosso coração ao virdes à Eucaristia para comungar da Sua Palavra e do Seu corpo.

4. Mas quereis saber a história de vida, de um menino, que depois cresceu, e que procurou estar perto e abrir a porta a Jesus? (falar da minha vocação; da escuta e testemunho dos que nos rodeiam – pais, família, pároco, catequistas e amigos).

5. Semana de Oração pelos Seminários… Seminário – “Palavra que Chama e Envia”. (tempo, alegria, comunhão, descoberta pessoal e de Deus). O Seminário é um viveiro, é um local onde se encontram as sementes prontas a amadurecerem e a despertarem para a vida sacerdotal. É de salientar que o Seminário são todos aqueles que lhe dão vida: começando pelos Sacerdotes formadores; os Sacerdotes colaboradores; os Leigos, que se ocupam da limpeza, cozinha, portaria e também dos benfeitores que vão ajudando o Seminário, e por fim os seminaristas que são a razão de ser do Seminário.

6. Compromisso final: convite a visitar o Seminário.

Diácono PAULO SÁ

15.11.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário