segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Homilia... III Tempo Advento - C (crianças)

III Domingo Advento C

Missa com Crianças

Tópicos para a Homilia (dialogada)

Bom dia,


1. Caminhada de AdventoAbrir para Acolher (referir em breves traços que estamos a meio dessa caminhada de Advento, que toda a “natureza” está motivada para um grande acontecimento: “o Filho do homem que há-de vir sobre as nuvens”…existem já sinais que demonstram que está para breve esse acontecimento tão especial)


2. Estamos no Domingo III do AdventoDomingo da Alegria (um domingo especial, daí a cor do paramento ser “diferente” do usual, ser “cor de rosa”…)


3. Lembrai-vos qual era a pergunta colocada, três vezes, a João Baptista?: (que devemos fazer?”… Pois bem, a resposta a essa questão repete-se nas leituras proclamadas há momentos: “ALEGRAI-VOS”).


4. João Baptista apresenta o caminho da conversão, que garante a alegria e aponta três atitudes concretas (ensinamentos) para quem quer fazer essa experiência: às multidões (povo), Solidariedade e partilha com os necessitados: “quem tem duas túnicas... comida...reparta”; aos publicanos, honestidade e justiça, e aos soldados, que não exerçam a violência e o abuso do poder.

O autor salienta ainda o anúncio a respeito de Cristo (vv. 15-18). Ele aponta, portanto, três caminhos para conseguir a alegria prometida para aqueles que acolhem o Cristo que vem:

- O Caminho da Solidariedade (partilha);

- O Caminho da Justiça;

- O Caminho da não-violência.

Meninos e meninas: estamos num tempo de preparação que se chama?... (“advento”). Continuemos a abrir a porta do nosso coração ao ir à Eucaristia para comungar da Sua Palavra e do Seu Corpo.


5. Dinâmica do Barco... (barco = nossa vida).


6. Olhai, todo o nosso amor a Cristo deverá passar pela Eucaristia, onde Ele se faz presente, e entre pela Palavra e pela hóstia consagrada no mais íntimo do nosso ser; O nosso amor revela-se na hospitalidade e no amor sincero que nutrimos por Cristo ressuscitado, levando-nos a agir e ajudar as pessoas com quem nos cruzamos diariamente; Por isso, o amor tem que ser completo, mas para que seja completo, ele deve ser recíproco. O amor requer uma resposta. “Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).


7. Compromisso final: continuarmos a abrir o coração com gestos concretos… Esta semana vamos recolher tudo aquilo que não nos faz falta (brinquedos, roupa…) e dar aos meninos que precisam…Assim, somos também alegria para os outros… Recordemo-nos: “a maoir alegria está no dar e não no receber”!


Diác. PAULO JORGE

13.12.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário