sábado, 6 de junho de 2009

Quinta-feira, laudes, 04.06.2009

Leitura breve Is 66, 1-2
Eis o que diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra escabelo dos meus pés. Que casa podereis construir-Me? Qual será o lugar do meu repouso? Pela minha mão foram feitas todas as coisas e tudo Me pertence, diz o Senhor. O meu olhar volta-se para os humildes e os corações contritos, para aqueles que temem as minhas palavras.

Esta passagem do livro de Isaías sugere que olhemos com atenção para o que o Senhor Deus diz. Olhar para a majestade de Deus não como simples contemplação mas como quem O vive e procura a partir de dentro. Mas é o olhar de Deus que se volta para os humildes, para aqueles que se predispõem a escutá-Lo com sinceridade de coração. É um Deus que vem ao encontro, que não está lá longe no céu mas faz da terra escabelo de seus pés, manifestação do seu amor. É a tradução do amor de Deus encarnado em Jesus Cristo.
Que trono lhe poderemos construir?
Que lugar de repouso? O templo? Ou o nosso coração?
Que tempo repousamos para pensar em Deus?
Habitará Deus em nós e nós em Deus?
Que gestos, sinais, tornam visíveis essa presença no quotidiano?
Deus está presente no céu e na terra, deu-nos em herança a criação, porque por Ele tudo foi criado. Contemplemos nesta manhã a vida como dom de Deus que nos chama a tomar parte da felicidade celestial, onde os coros dos anjos elevam os nossos cânticos para Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário